Cuidado com pen drives falsificados!

Em recente visita a São Paulo, encontrei pen drives da Kingston falsificados sendo vendidos facilmente nas ruas e até em lojas da rua Sta. Efigênia. As semelhanças são incríveis, sendo difícil identificar as recentes falsificaçõessem abrir a embalagem e testar o produto.

Veja alguns exemplos: 1 | 2 | 3 | 4 | 5

Na maioria dos pen drives piratas ou fakes, o led indicador de atividade está em local errado (img. 4 e 5). Alguns não tem a identificação do modelo e número de série impressos no conector USB (img. 3). A impressão do nome "DataTraveler" é mais forte no fake do que no original (img. 1).

Alguns modelos piratas estão com capacidades que não existem originalmente. Por exemplo, os DTI-100, só existe até 32GB. Tem uns daKingston falsos que tem logotipos de times de futebol (não existe pen drives originais da Kingston que tem logotipos de clubes)!

Deparei-me com um modelo vendido em uma loja que surpreendeu. A embalagem era idêntica. Ele tinha a inscrição no conector USB semlhante ao original, porém o led estava em local errado, como mostra a imagem 4 e 5. Uma maneira eficiente e segura de comprar um pen drive, é testá-lo antes de comprar.

No Windows XP, identifica-se facilmente um fake através das propriedades do dispositivo: em "Meu Computador", clica-se com botão direito do mouse sobre a unidade correspondente ao pen drive, e abre o menu "Propriedades":


Na aba Hardware, vê-se o nome e modelo dos dispositivos instalados.


Repare que existe um dispositivo removível chamado Kingston DataTraveler. Se fosse um pirata (falso), teria outro nome como "Generic USB" ou outro qualquer.

3 comentários:

Unknown 8 de setembro de 2009 às 16:23  

Valeu! acabei de comprar um pendive falso, perdi $20,00,pos gravo as coisas nele e derrepente elas viram um monte de arquivos com nomes estranhos e caracteres ilegiveis, mas agora fou ficar mais atento.
valeu a dica!

jarongaus 19 de dezembro de 2013 às 21:00  
Este comentário foi removido pelo autor.
jarongaus 19 de dezembro de 2013 às 21:03  

Meu filho comprou um DataTraveler 101 de supostamente de 64 GB, que nem funcionou. Os contatos do plug USB estão encobertos de plástico.
Abri o envólucro, e nem tem o memory chip dentro.
Também comprou um "looks alike" cellphone da Samsung, cuja bateria está defeituosa, o soquete do phone não agarra o plug to fone e o fone que veio, é so tipo do USB, que o telefone não suporta.

Portanto não compre nada eletrônico nos camelôs de rua. É tudo falsificado.
JArongaus

Bem vindo!

Blog sobre informática e internet, com dicas para usuários iniciantes e intermediários. As postagens são curtas e diretas, de rápida leitura. Afinal, são pequenas gotas de informática em seu oceano de conhecimentos!

Contato

Aspirante a blogueiro: danilobd@gmail.com

PCWorld - Dicas

Dicas do site BoaDica

Siga-me

Seguidores