Continuando o tópico anterior, veremos algo sobre legibilidade, tema e cor da fonte.
Uma das características mais importantes de uma boa comunicação visual é a capacidade de passar informações de forma clara e legível. Um cartaz adequado é aquele que conseguimos ler e entender bem mesmo quando estamos não muito perto. Portanto a escolha de uma fonte legível é um bom começo. A cor também deve ser bem escolhida, algo que contraste bem com o fundo. Um exemplo de uma má escolha seria fundo azul escuro com fonte preta e sem bordas.
O tema da fonte é outra preocupação do designer. Existem fontes para vários usos. Fontes ideais para temas infantis (Comic Sans), jovem (Base 02) e retrô (Engravers MT), por exemplo. Outras imitam a escrita (Freestyle Script), algumas imitam a letra de máquina de escrever... são tantas opções que dá pra passar um bom tempo escolhendo!
As principais classificações de fonte são "serif" (serifa): incluem todas as romanas. São muito apropriadas para a leitura seguida de longos textos, já que os traços finos e os remates ajudam ao olho a fixar e seguir uma linha em um conjunto de texto, facilitando a leitura rápida e evitando a monotonia (ex.: Times New Roman) e "sans-serif" (sem serifa): especialmente indicadas para sua visualização na tela de um computador, sendo muito legíveis a pequenos tamanhos e belas e limpas a tamanhos grandes. Entretanto, não estão aconselhadas para textos longos, já que são monótonas e difíceis de seguir (ex.: Arial).
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